Pesquisar
Close this search box.

Como educar um border collie sem medo ?

Muitas pessoas estão comprando o border collie por modismo , e desconhecem suas peculiaridades.

Iremos educar não somente o pet mais os futuros tutores e mesmo você que já é dono de um e ainda possa estar perdido.

Vamos começar por uma das características que fazem do border collie um atípico aos demais cachorros de outras raças.

Hiperatividade do border collie

Foto de Brixiv no Pexels

Condicionado para passar horas em grandes espaços rurais sendo um cão de pastoreio eles necessitam estar sempre em movimento. São agitados por natureza , não curtem ficar sedentários presos em pequenos espaço, ou seja , gostam de liberdade fisica.

Muitos dizem que não é aconselhável ter um cão da raça border collie em apartamentos , quem pensa desta forma esta completamente equivocada.

Por ser um cão extremamente agitado pois possuem uma energia para gastar diariamente alguns especialistas afirmam que criar um pet destes em apartamento e sentenciar ele ao estresse.

Para mim estão todos enganados, o que um Border Collie precisa é de um ser humano que seja tão energico e criativo quanto ele.

O Pet ele precisa de um dono , em um apartamento o que a gente não tem? Espaço!

Só que o espaço pode ser terceirizado , você vai conseguir suprir esta falta de espaço em uma parque , em um Day Care , longas caminhadas diárias em períodos alternados.

O que você precisa entender que tudo isto é um investimento na educação do seu pet, o tipo de relação que você vai construir com ele.

Sabe por que?

Eu prefiro quem um cão viva com alguém em um espaço pequeno desde que o tutor seja engajado em ter o pet e tente criar hábitos saudáveis, sempre pensando em terceirizar o espaço do que um tutor que mora em um espaço maior e deixe o cão pelos cantos.

O modelo de criação genética , ou seja, por dna ele é um cão de hiper vigilância , ele foi criado para ser muito atento a pequenos mudança de movimentos de rebanho.

Qualquer coisa que se desloque de uma massa vai chamar a atenção do cachorro, uma massa de vários indivíduos se deslocando e caso ele percebe um movimento aleatório automaticamente vai chamar a sua atenção.

Ele foi criado para perceber esta sutileza para agir rapidamente ate mesmo antes de pensar, e detalhe, principalmente para trabalhar com a questão da mordida.

Ele foi um cão que aprendeu geneticamente a trabalhar a intenção de mordida nos calcanhares dos animais ao qual ele pastoreia para conseguir controlar.

Então ele foi condicionado para ser um vigilante e estar atento a qualquer mudança no espaço onde ele esta sendo responsável, o que faz dele um cachorro muito suscetível a mudanças de rotina de ambientes ;

Você que comprou ele originado de outro pais com deslocamento aéreo ou até mesmo vindo de carro ou caso você tenha mudado para um casa nova, um novo espaço, o pet vai sofrer sim muito com estas mudanças.

Se você compreender que este tipo de raça é extremamente sensível a mudanças e perceber que ele foi desenvolvido para reagir a situações adversas rapidamente .

Como você pode trabalhar para ter mais o pet equilibrado , deixar o ambiente social dele o mais estável possível , deixe as coisas o mais sistemáticas que você puder.

Então vamos lá , se você entender que este cachorro é super sensível a mudança que ele foi feito para reagir que ele tende a ter esse fator de hiper vigilância que está conectado com os fatores de ansiedade como , que você trabalha para ter um cachorro mais equilibrado .

Bem o fator equilíbrio podemos estender na verdade para qualquer tipo de raça .

A dica para os tutores é ter uma rotina muito, muito mais muito estável , mais estável possível , então deixar as coisas muito sistemáticas para vida desse cachorro tende a ser muito favorável.

Não vai ser somente gasto de energia física passeando com ele por horas por dia , ele foi desenvolvida para passar 6,8 horas trabalhando por dia, mais não é não pode ser somente isto.

Busque colocar novas rotinas diariamente , por exemplo, se você tem filhos e leve elas para a escola, coloque o pet junto no carro , ou antes de levar seus filhos para escola faça um passei com ele, qualquer mudança de trajetoria ou seja alterar tal rotina ele vai perceber, ele é sensível a mudanças.

Isto pode mexer muito com a questão da ansiedade , a ansiedade é uma duvida que surge na cabeça do cachorro se aquela rotina vai acontecer da mesma maneira feita na data de ontem por exemplo.

Crie Rotina que seu pet saiba o que ira acontecer no dia seguinte.

Rotina Alimentar

A historia da comida no potinho!

Foto de Magda Ehlers no Pexels

Esta raça de cachorro foi criada para desempenhar um papel árduo de muito trabalho, foram feitos para desempenhar o papel de alto gasto cognitivo não dá para você chegar e colocar a comida no potinho para o cachorro achar que você é suficiente para um cachorro que foi feito para passar em media 6 a 8 horas trabalhando.

Ele foi feito para reagir para ter respostas rápidas então o cachorro esta em alto movimento, alto gasto de energia frequente e tem que pensar e agir rapidamente e você vai colocar a comida no potinho?

O que vai acontecer se você fizer isto todos os dias, colocar a comida em uma rotina destas.

O cachorro vai parar de comer, somente pelo fato de não estarem sendo estimulados como a sua genética lhe condiciona a desafios. Ele não vai ter o gasto de energia cognitiva ele não vai ter a estimulação cognitiva junto ao alimento.

O que pode ocasionar, perda de peso , perda de massa muscular, a longo prazo isto vai dar problema e varias idas ao veterinário, coloque sempre desafios cognitivos na hora da alimentação do seu cachorro.

Contrate um educador caso seja possível especializado na raça para que seu pet aprenda a ser o mais sociável possível, sempre mantenha ele em liberdade e crie desafios diários.

Visite nossa seção sobre gato.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.