Gato persa de onde vieram?

Foto de Bianca Vogt no Pexels

História do Gato Persa

O explorador Italiano Pietro Della Valle em suas viagens no século XVII pela continente Asiático , passou pela Pérsia que hoje é o atual Irã e com ele trouxe alguns exemplares de felinos que ficavam nas ruas locais.

Ao seu regresso para Itália , quase que instantaneamente o gato persa ganhou popularidade entre as pessoas , um dos fatores foi a sua pelagem macia e brilhante, dando um tom de sofisticação.

Alguns historiadores amantes de gatos , dataram a raça moderna persa no século XIX , pois os gatos criados na Itália foram levados para a Inglaterra , onde ocorreu o cruzamento com a raça angorá.

A Partir deste cruzamento outro melhoramentos genéticos foram desenvolvidos para desenvolverem uma raça com o foco de obterem melhoramentos nas cores e tipos mais sofisticados de pelagem.

Hoje ao redor mundo até este presente momento existem mais de 100 diferentes padrões de cores para gatos da raça persa, com variações do branco neve chegando até o malhado.

Características

Gato persa são procurando por pessoas que vivem em apartamentos, espaços pequenos por possuírem um miado baixo e pouco comuns também. Eles têm uma caraterística de se apegar facilmente ao seu tutor , eles são tão carinhosos e meigos ao mesmo tempo. 

Este felino se caracteriza por uma pelagem comprida e muito sedosa, sua cabeça grande , redonda, possuem orelhas pequenas e bem arredondadas com muitos tufos de pelo no interior. Olhos bem grandes , redondos com  uma coloração bem vivente e suas patas são curtas  e tem bastante músculos.

O fator comum entre os felinos persas são os focinhos achatados , outros possuem seu focinho um poucos mais alongados

O padrão de uma raça é estabelecida por algumas associações que a representam. Porém, existem algumas pequenas variações entre as associações. A seguir iremos destacar os padrões da FIFe (Federação Felina Internacional).

  • Tamanho: Entre Médio a Grande – Sempre os machos serão maiores que as fêmeas, peso entre 4 a 5kg de massa, e as fêmeas, de 3 a 4kg.
  • Orelhas: Sempre Pequenas com aspectos arredondadas nas pontas e bem separadas.
  • Nariz: Achatado, curto, largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
  • Corpo: Apresenta uma estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
  • Rabo: Seu comprimento curto, sempre dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
  • Pescoço: Curto e forte.
  • Cabeça: Com um formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
  • Pelagem: Visivelmente Comprida, densa, de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
  • Olhos: Sempre bem Grandes, vividos, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.

Muitas das vezes a raça persa a cor branca esta associada a presença de olhos azuis que está ligada geneticamente aos problemas de audição do felino. Os felinos desta raça com um dos pares sendo azuis podem ser surdos de apenas um ouvido , agora , o persa com dois olhos azuis pela logica não possuem nenhuma audição.

Desenvolvimento

Na década de 50 , a raça siamesa foi cruzada com a raça Persa para desenvolverem uma raça com o estrutura do persa mais com a sua coloração siamesa, sendo nomeado de himalaio.

Os pós e contra do gato persa

Existe uma necessidade quase que exagerada para limpar os olhos do gato persa , a lagrima tende a manchar sua pelagem branca. A sua pelagem se fez extremamente necessária ter escovação diária pelo fato de cria nó rapidamente é facilmente

Na ficção

Temos alguns astros de cinema com o raça do Gato Persa, quem não nunca assistiu um filme do gato Garfield , uma grande personagem de historias em quadrinhas.

Veja a nossa seção de DICAS.



Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.