Pesquisar
Close this search box.

Cinomose, essa doença tão temida e letal

Cinomose Canina todo cuidado é pouco!

CINOMOSE

Mas o que é a cinomose? 

Como é transmitida? 

Quais os sintomas?

Existe tratamento? 

Qual a prevenção?

Vamos bater um papo sobre estes assuntos destacados logo acima, a prevenção pode salvar a vida do seu melhor amigo.

A cinomose é uma doença infectocontagiosa que se prolifera junto ao sistema nervoso do seu pet na maioria dos casos em cachorros.

A cinomose é transmitida pelo vírus da cinomose canina é uma doença extremamente viral e altamente contagiosa em qualquer tipo de ambiente.

Ela vem acompanhada com um alto índice de mortalidade canina atingindo principalmente o sistema gastrointestinal , sistema respiratório e o sistema nervoso central.

A doença não atinge apenas nossos pets domésticos, ela se estende entre outros carnívoros , raposas, leões, furões e tigres.

Dentre todos estes animais o cão ainda é o mais afetado para a hospedagem deste vírus, ficando atrás apenas dos vírus da raiva.

Não existe distinção de raças ou idades , a cinomose canina ataca qualquer idade, sexo ou raça , o surto geralmente tem mais poder de inicialização em filhotes e animais não vacinados.

Como a cinomose é transmitida?

Os animais que são hospedeiros do vírus passam através das secreções corporais ,  urina, fezes , fluidos respiratórios e placenta. Se tiver um animal que convive no mesmo ambiente que um animal infectado a probabilidade do repasse do vírus aumenta.

Uma das principais vias de contaminação para outro Pet é a via respiratória, caso tenha o mesmo pet no mesmo ambiente e outro espirra o cão inala as partículas corre o grande risco de ser infectado.

O vírus leva uma linha de tempo de aproximadamente 7 dias para iniciar os principais sintomas após o contato inicial com o hospedeiro já infectado.

E quais os sintomas?

Existem uma combinação de sinais isolados que podem apresentar uma sequência bem rápida de várias outras combinações sequenciais ao mesmo tempo

As combinações em cadeias são, febre, vômito , diarréia,, secreção nasal e ocular

Tosse, dificuldade respiratória e uma atitude triste ou deprimida.

Destacamos os sinais neurológicos , a ataxia que seria a perda de controle muscular mais conhecida como cachorro descadeirado. Temos a mioclonia , contrações involuntárias dos músculos este seria um dos sinais mais conhecidos, o pet fica deslocado , pernas não respondem ficando trêmulas.

E como saber se o meu cão tem cinomose?

Se o seu cão apresentar irritabilidade constante podemos destacar que ele pode estar com algum distúrbio neurológico, ele vem acompanhado de febre,  secreção ocular, secreção nasal. 

Se você observar um destes sinais no seu cão , não pense duas vezes e leve imediatamente para um médico veterinário e descreva os sintomas com precisão para ter o diagnóstico rápido e exato.

Como fazer para prevenir a cinomose canina?

Primeiro precisamos analisar o histórico de nascimento, voltemos ao primeiro dia de vida do pet.

A imunidade passiva, ou seja, aquela gerada por mães imunizadas são transferidas pelo útero na ordem de 3 % e pelo colostro na ordem de 97% .

Aqueles filhotes que mamaram o colostro normalmente apresentam título anti vírus da cinomose aproximadamente igual a 80% do título da mãe , essa  proteção dura entre 12 e 14 semanas.

O vírus da cinomose canina é muito sensível aos desinfetantes de uso geral ,tornando fácil o manejo do ambiente exposto a animais infectados.

Animais infectados devem ser isolados imediatamente e aqueles que se recuperam de uma infecção podem eliminar uma carga viral por até 90 dias .

A vacinação é indicada para cães e é a principal forma de prevenção, exija sempre o carimbo e assinatura do médico veterinário que realizou a vacina do seu cão.

Esse profissional é a garantia da qualidade do produto aplicado no seu melhor amigo

As vacinas são compostos muito delicados e exigem atenção especial.

Se não forem respeitadas as condições de temperatura no armazenamento podem se tornar ineficientes. A  vacinação de filhotes deve ser iniciada com seis semanas de idade, este é  o protocolo  e consiste em aplicação de três doses com intervalo de 21 a 30 dias entre elas.

Nos adultos o protocolo consiste na aplicação de uma única dose anualmente

A Cinomose tem cura ?

A cura pode ser extremamente difícil, apenas 15% dos cães infectados conseguem se curar da cinomose. Isto depende de alguns fatores internos no pet ou seja  do organismo do cachorro, o tipo de tratamento feito, o estágio da doença, a alimentação do cão e outros fatores. 

Posso ter outro cachorro ?

Sim claro, existem alguns fatores importantes para isto, sendo que vai permanecer no mesmo ambiente que o outro que estava com  o vírus.

Nos climas frios e secos, a permanência do  vírus pode levar até 3 meses. Então por vias das dúvidas e segurança, só tente ter outro cachorro em sua residência  depois de 3 meses e  fazendo todo o processo de desinfecção total do ambiente. 

Existe a Cinomose em gatos ?

Com certeza existe é a doença que tem a mesma proporção de contágio.

As Sequelas causadas pela cinomose

– Tremores musculares

– Tiques nervosos

– Paralisia de uma parte dos membro ou o total deles

– Bambeza generalizada (dificuldade de andar , tombos constantes)

Quando o assunto é cinomose a palavra é PREVENÇÃO!

Deixe seu comentário e caso queira algum assunto entre em contato.

Acesse as dicas.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.