Pesquisar
Close this search box.

Cane corso UM GIGANTE GUARDIÃO.

Foto de Milan Masnikosa no Pexels

Antes de mais nada não tire conclusões precipitadas sobre a raça Cane corso , estes cães foram excelentes combatentes do império romano, e enfrentavam até mesmo leões.

Em primeiro lugar a raça foi utilizada para cuidar de grandes rebanhos de gados no sul da França, foram escolhidos primordialmente com base em sua estrutura robusta.

Nesse meio tempo junto com o pós guerra a raça foi quase levada a extinção na Itália, justamente por conta do custo alto dos alimentos.

Em outras palavras a quase extinção obrigou as famílias italianas a fazer uma dura escolha, entre alimentar cães gigantes ou colocar a comida em suas mesas.

Antes de mais nada podemos afirmar aqui que é um cão de guarda versátil que se da bem com todos , sempre vai identificar quem é o responsável pela família.

Temos sempre uma preferência por cães de raças menores não é ,mesmo, deixando de lado pets com estrutura maiores.

Os cães mais queridos com sua estrutura fora do convencional , Labrador , Golden Retriever.

Não prestando muito atenção as raças maiores e pouco em evidência trazemos hoje , o Cane Corso.

Estrutura física Cano Corso

Ainda mais por ser um pet de grande estrutura ele vai exigir bem mais do seu tutor em termos de cuidado e disposição.

Em outras palavras cuidar do condicionamento físico do pet requer muitas caminhadas diariamente, sempre regradas no mesmo horário, um tempo excelente esta em torno de 40 minutos.

Não se esquecendo dos cuidados para com as pessoas ao redor, usando sempre focinheira e coleira.

Para você que esta a procura de uma raça grande e caso more em apartamentos, não é aconselhável de forma alguma ser um tutor, eles precisam de grandes espaços para se sentirem confortaveis.

Informações Gerais

  • Expectativa de vida entre 10 a 14 anos
  • Macho entre 45 A 50 kg e 64 A 68 CM
  • Fêmea entre 40 a 45 Kg e 60 a 64 CM

Sua origem como mencionada acima é Italiana, sendo usado como um forte protetor no Imperio Romano , usado mais como um símbolo de força.

Imediatamente nome se tornou popular entre os novos tutores, o cane corso já foi chamado de muitos outros nomes, Mastiff Italiano, Branchiero siciliano , Cane di Macellaio e Cane Corso Italiano

Imagem de braetschit por Pixabay

Sua Origem

Nome completo , Cane corso italiano, a proposta inicial sempre for condiciona-lo a ser um cão guarda, sendo um excelente caçador.

Cães de batalha

Ficavam na linha de frente perto dos soldados de roma , sempre atentos a supostas invasões, sua postura imponente colocava medo.

Futuro da raça cano corso com a guerra

Como foram utilizados em excesso durante o império romano em guerras onde a perda de humanos era imensa, então não seria diferente com o pet, a raça diminuiu consideravelmente .

Futuro da raça cano corso .

Nesse sentido, a extinção fez com que a raça ficasse fora do radar por muito tempo após o término destas barbáries em frente a guerras.

Finalmente a raça foi conhecida , mais preciso na década de 40 mais preciso em 1944 a raça foi reconhecida pela organização ENCI[Ente Nazionale della Cinofilia Italiana] .

Finalmente neste mesmo ano a raça se tornou verdadeira pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Sua Personalidade

Condicionados para proteger soldados em situações risco, este aspecto ficou cravado em seu DNA, o tutor que quiser ter um cano corso vai ficar sempre muito protegido, ele se torna uma grande guardião e vigilante.

Antes de mais nada raça possui uma personalidade totalmente tranquila apesar do porte de dar medo são totalmente amigos e confiáveis.

A princípio quem ainda não se deparou com um Cane corso de perto pode causar um impacto pelo aspecto de um animal raivoso, contudo , futuros tutores, fiquem tranquilos.

O cão da raça Cane corso pode estranhar pessoas que não fazem parte do circulo social, estima-se atenção quando as visitas.

Cuidados com sua Higiene

Podemos falar rapidamente sobre os pelos , não vai existir dificuldades para escovação , seu pelo é curto e não vai exigir dias de cuidado.

Dessa forma como sempre como toda regra existe a exceção, faça isto 3 vezes por semana oferecendo uma boa escovação para tirar os pelos mortos.

Venha conhecer a nossa seção de curiosidades.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.